domingo, 24 de junho de 2012

Técnicas básicas de tiro


I - Técnicas básicas de tiro
Existem muitos sistemas diferentes de exercitar a mente e o corpo adequadamente. E nenhum deles é o mais certo ou o mais errado. Tudo depende do aluno, do professor e da metodologia.
Nós podemos dividir o treino em várias etapas.
Primeiro temos o treino básico onde o aluno(a) aprende a postura e os elementos e técnicas básicas da prática do tiro com arco e flechas.
Como funciona um tiro:
1. Você se posiciona na linha de tiro, com os pés de cada lado da linha demarcada, ficando de lado para o alvo.
2. Você coloca a flecha na corda e em cima do apoio da flecha (rest), se for destro segura o arco com a mão esquerda e puxa a corda com a mão direita.
3. Depois de ter botado a flecha na corda, você coloca os três primeiros dedos da mão direita (para destros, canhotos o contrário) na corda até no máximo a primeira juntura dos dedos.
4. Você inspira, olha para o lado do alvo, espira, inspira de novo levantando o arco e mantendo a mira no alvo você puxa a corda até ela tocar a ponta do seu nariz e a sua mão tocar o seu queixo.
5. Você alinha a corda no arco e solta a corda.
6. Você mantém o arco erguido até a flecha acertar o alvo, e então você relaxa o corpo inteiro e se prepara para o próximo tiro.
7. Você confere o tiro através da luneta para ver se tem que ajustar a mira, faz os ajustes necessários e se posiciona para o próximo tiro.
8. Você esquece o tiro anterior e se concentra no próximo tiro como se ele fosse o único tiro que você vai dar.
As técnicas básicas do tiro começam primeiro com o teste da dominância do olho e depois se dividem em 10 etapas.
Dominância do olho
Antes de começara a atirar com o arco é importante determinara dominância do olho, com qual olho se mira. Como existem pessoas que escrevem com a direita ou com a esquerda também temos atiradores canhotos ou destros. A dominância do olho não tem que ser igual a dominância com as mãos ao escrever por exemplo. Tem muitos arqueiros que são destros, mas atiram com a esquerda porque o olho dominante é o esquerdo.
Uma pessoa com o olho direito dominante deveria segurar o arco com a mão esquerda e puxar a corda com a mão direta. Quem tiver o olho esquerdo como dominante é o inverso. A razão para tal é para alinhar a flecha no arco com o olho e assim facilitar o tiro.
Existe casos em que um arqueiro com dominância de olho esquerdo prefere atirar como destro (porque é destro e se sente desajeitado atirar como canhoto). Isso deveria ser evitado se for possível. Porque em tais casos o olho dominante será substituído pelo outro olho e tal vai afetar o outro olho o forçando desnecessariamente podendo levar a futuras lesões nesse olho.
Como testar a dominância do olho                  
Como amostra os desenhos acima, você estica ambos os braços e com as mãos faz uma pequena abertura circular pela qual você mira o alvo. Você tenta olhar com ambos os olhos abertos através da abertura das suas mãos o alvo. Agora, sem mover a cabeça você fecha o olho esquerdo e olha com o olho direito através de suas mão o alvo. . Você está vendo o alvo? Você faz o mesmo procedimento sem mover a cabeça para o lado, fechando o olho direito e olhando com o olho esquerdo. Se você ver o alvo com o olho direito e não o mais ver com o olho esquerdo, você é destro na dominância do olho. No outro caso, você é canhoto. Agora para assegurar que você fez tudo certo você de novo estica os braços, faz a abertura com as mãos, olhe o alvo com ambos os olhos através da abertura e devagar vai trazendo as mãos cada vez mais perto da face até encostar com as mãos um de seus olhos. Esse será o olho dominante e deveria ser o mesmo que você descobriu com o exercício anterior
Os 10 passos são:
Postura
Colocar a flecha
Empunhadura
Pré puxada
Puxada
Ancoragem
Mirar
Largada
Finalização
Relaxamento
1. Postura
Toda vez que um arqueiro dispara uma flecha, ele deve seguir uma seqüência exata de movimentos que devem ser repetidos da mesma forma, com o máximo de precisão, para que todas as flechas se agrupem no centro do alvo.
A seguir será apresentada a técnica “Clássica” do tiro com arco, que foi utilizada por Gilman Keasey para ganhar o campeonato dos Estados Unidos de 1935, e que continua sendo utilizada até hoje com bons resultados.
É considerado técnica ao conjunto de movimentos que levam o arqueiro a realizar o tiro com perfeição. Devido às diferentes constituições físicas e psíquicas dos arqueiros, algumas variações podem ser criadas em cima de uma técnica, constituindo então um estilo.
Por questões didáticas a técnica apresentada será dividida em nove etapas, mas que na verdade constituem um único conjunto de movimentos, que se inicia quando o atleta decide atirar a flecha, e termina quando a flecha alcança o alvo.
1. Postura do corpo
2. Colocação da flecha
3. Empunhadura
4. Pré-puxada
5. Puxada
6. Ancoragem
7. Mira
8. Largada
9. Finalização

1. Postura do corpo

O atleta deve se posicionar com a linha de tiro entre os dois pés, de forma eqüidistante, e com uma abertura das pernas equivalente à largura dos ombros.
Se os pés estiverem muito juntos irão provocar um desequilíbrio do corpo na hora do disparo; e se estiverem muito abertos provocarão um cansaço na musculatura da perna provocando desconforto e conseqüente imprecisão do tiro.
O peso do corpo deve estar igualmente distribuído nas duas pernas.
O arqueiro fica reto e confortável, em posição relaxada com ambos os pés paralelos á linha de tiro. Os deveria estar mais ou menos a largura de seus ombros. O peso do corpo deveria ser distribuído igualmente entre ambos os pés e distribuído entre a plante e o calcanhar dos pés.
Durante o tiro a postura deverá permanecer constante e sem movimentação par frente ou para traz.
Se tiver algum problema com a corda batendo no braço se pode adotar a postura aberta (desenho acima - open stance). Isso significa que se trás o pé de traz um pouco para frente.
Uma vez escolhido a postura ela tem que ser sempre a mesmo, em alguns casos se recomenda a fazer um marca no chão para sinalizar a posição dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário